segunda-feira, 29 de julho de 2013

BLUR + GORILLAZ + GRAHAM COXON + DAMON ALBARN


Tudo isso em apenas um show



Já fiz uma publicação em 2011 nesse mesmo blog sobre a banda BLUR, porém, devido a proximidade da vinda da banda para o Brasil para participar do Planeta Terra Festival, faço uma nova e merecida publicação.
Havia comentado que junto com Oasis, foi a banda que ajudou a trazer de volta o prestígio ao rock britânico em meados dos anos 90. Álbuns como Parklife (1994), com as canções Girls & Boys, Parklife e London Loves, vieram mostrar a irreverencia britânica sobre como fazer piadas sobre si mesmo, e mais tarde, o álbum 13 (1999), já com a onda britpop em decadência, veio mostrar a versatilidade da banda em produzir sons diferentes, uma fase, talvez nesse momento não mais inspirada pelo seu principal líder, Damon Albarn, mas sim pelo guitarrista Graham Coxon, utilizando muita distorção nas guitarras, uma sonoridade mais norte-americana.
Essa forma de se reinventar durante os anos fez parte do amadurecimento de cada integrante da banda, gerando projetos paralelos pela maioria deles, exceto pelo baterista Dave Rowntree, que durante o período em que a banda não esteve na ativa, se dedicou a trabalhar num escritório de advocacia.
Alex James, baixista, investiu na carreira de escritor, e em 2007 lançou um livro sobre a biografia da banda, "Bit of a BLUR", e atualmente também investe na carreira de cineasta dirigindo alguns curta-metragens.
Graham Coxon, guitarrista, após se desligar da banda, seguiu uma carreira solo de sucesso, com álbuns como Love Travels At Illegal Speeds (2006), com a música Standing On My Own Again e com o álbum The Spinning Top (2009), com a música Perfect Love.
Agora, bem, Damon Albarn, o quê dizer sobre Damon Albarn?! Uma figura que se tornou conhecida não só pelo imenso sucesso que fez com o BLUR nos anos 90, mas também por criar diversos projetos paralelos no meio musical, e diga-se de passagem, sempre projetos com parcerias de grande sucesso, exemplos não faltam:

- criador da banda Gorillaz, um grupo virtual, com sonoridade que mistura música eletrônica, hip hop

- criador em 2007 do projeto paralelo The Good, The Bad & The Queen, que conta nada mais nada menos com o ex-baixista do The Clash, Paul Simonon, ex-guitarrista do The Verve, Simon Tong e o baterista da banda Africa ‘70 de Fela Kuti, Tony Allen.

- tem participação no cd Heligoland (2010), do grupo de trip hop Massive Attack, na faixa Saturday Come Slow

- participação no cd Deltron 3030 (2000), do raper Deltron 3030, na faixa Time Keeps on Slipping

- cd solo em 2012, intitulado Dr. Dre um projeto que trás um sonoridade um tanto quanto diferente, parecendo que foi gravado com um grupo de monges tibetanos, trazendo canções como Apple Carts e Saturn

Por tudo isso, o BLUR, não é um grupo que ficou estacionado nos anos 90. O sucesso alcançado por cada membro do grupo permitiu que ouvessem desdobramentos de seu sucesso, sejam eles no cinema, na música, ou até mesmo na recente conciliação entre Damon Albarn e Noel Galagher, que recentemente cantou um dos maiores sucessos do grupo num show em Londres, diante de vários fãs emocionados. Liam, agora só falta você.
Parabéns BLUR. Parabéns Graham. Parabéns Dave. Parabéns Alex. Parabéns Damon! Aguarderei ansiosamente por esse show!


1 - PARKLIFE
Uma das principais músicas da banda que ajudou a alçar o álbum Parklife (1994), para o topo das paradas britânicas no mesmo ano em que o cd foi lançado e a consolidar o grupo como uma das principais bandas da década



2 - BEAGLE 2


Beagle foi o nome dado a um robo criado pelo serviço espacial europeu. Foi lançado no espaço e a ideia era que quando ele aterrizasse em Marte, em 2001, o primeiro sinal que enviaria à terra seria a música Beagle 2, criada pela banda justamente para esse intuito, porém ainda hoje se crê que o robo Beagle ainda está em órbita, e até agora nenhum retorno da música...



3 - SING

Música feita para integrar a trilha sonora do filme Trainspotting (1996), dirigido por Danny Boyle, diretor também de 127 Horas (2010) e Quem Quer Ser Um Milionário? (2008). Trainspotting quando lançado ajudou a fortalecer a cena musical brit pop, tendo pego várias bandas importantes desse período para também fazer parte da trilha do filme, como PULP, ELASTICA, PRIMAL SCREAM e o grupo de música eletrônica UNDERWORLD.




4 - TENDER (com participação emocionate de Noel Gallagher, ex-Oasis, que protagonizou a maior rivalidade de egos entre bandas da década de 90, cantando um dos maiores sucessos do BLUR)



5 - Gorillaz

DO YA THING

Clipe muito louco com uma figura verde estranha, porém simpática. Participação de Andre 3000 e James Murphy






6 - Graham Coxon

PERFECT LOVE





7 - The Good, The Bad & The Queen

THE GOOD, THE BAD & THE QUEEN




8 - Massive Attack (feat. Damon Albarn)

SATURDAY COME SLOW



9 - Deltron 3030 (feat. Damon Albarn)

TIME KEEPS ON SLIPPING



10 - A SLICE OF LIFE

Recente curta-metragem de Alex James, baixista da banda


Um comentário: