sábado, 8 de dezembro de 2012

Thievery Corporation: A ONU sem armas no mundo da música



THIEVERY CORPORATION



Projeto criado pelos Dj's americanos Rob Garza e Eric Hilton em 1995. O Thievery Corporation é, como eles próprios se denominam, a ONU do mundo da música. Essa afirmativa se justifica pela diversidade da sonoridade do duo e pela quantidade de músicos de diferentes nacionalidades que os dj's constantemente convidam para participar de suas turnês a cada novo álbum lançado.
O som criado pelo grupo varia do lounge music da virada dos anos 90 para os anos 00, o DUB jamaicano, passa pela música árabe, bossa nova, música latina e conta com a participação rotativa de diversos instrumentistas que em certos momentos dos shows ao vivo da banda chegam a somar aproximadamente 22 à 24 músicos no palco, tocando diversos instrumentos como tamborins, cítara, cajon, trompetes, marimba entre outros. Já tiveram como vocalistas convidados em suas faixas os brasileiros Seu Jorge, a cantora Bebel Gilberto e a lindíssima Karina Zaviani. De outras nacionalidades também já fizeram parte nos vocais Perry Farrell, David Byrne, o grupo The Flaming Lips além dos MC's jamaicanos Roots and Zee e também Frank Orrai.
Assim, pode se dizer que a ONU foi fundada em 1945 com o objetivo de facilitar a cooperação em matéria de segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos, e tudo isso por meio da paz, sem armas, o que hoje se mostra uma grande falácia, e sessenta anos depois surge então uma nova organização, a Thievery Corporation, que por meio da música, e sem armas e bombas, reúne diversos artistas, de diversas partes do mundo para cantar e tocar canções de diversos ritmos, de diversas culturas, com letras que têm o intuito de disseminar de fato, esse espírito humanitário e solidário tão desejado ao longo do tempo de nossa história, assim como diz o refrão da letra da música Radio Retaliation: Woah now, retaliation/We a go wake up the nation/Radio retaliation,/It's such a different corporation/We taking over your station and/We a go change the vibration...


1. A primeira música

HEAVEN'S GONNA BURN YOUR EYES




2. Uma das músicas favoritas

UNTIL THE MORNING




3. Uma música que todo mundo conhece

ALL THAT WE PERCEIVE



4. O melhor clipe

IS IT OVER?




5. Uma música para unir os povos

EL PUEBLO UNIDO




6. Uma música contra a ganância

THE NUMBERS GAME




7. Uma música com ritmo árabe

MANDALA



8. Uma música com ritmo latino

AMBICION ETERNA




9. Uma música ao ritmo DUB

AMERIMACKA



10. Uma música ao ritmo brasileiro

SÓ COM VOCÊ




Nenhum comentário:

Postar um comentário