sexta-feira, 25 de novembro de 2011

9 Bandas (parte 4)



RADIOHEAD



Simplesmente não há como definir o som dessa banda que a partir do seu primeiro álbum, PABLO HONEY (1993) até o seu último THE KING OF LIMBS (2011), vem se reinventando a cada nova produção.
Com o tempo percebe-se que a banda foi evoluindo não só musilcalmete, mas procurando também abordar temas que os fizessem utilizar a música como uma forma, ou uma reação, que seja, de manifestação política. Daí talvez venha o motivo de o álbum OK COMPUTER (1997) ter sido considerado um marco para a banda, pois é o elo que separa a parte "grunge", se é assim que podemos dizer, dos dois álbuns anteriores para iniciar uma nova fase de experimentações de texturas musicais novas, além também de agora trazerem letras mais profundas, tratando sobre a alienação moderna, o sistema político corrupto, a subjetividade negada do homem contemporâneo. Ótimo exemplo está na letra da música que talvez seja a mais conhecida desse álbum, PARANOID ANDROID: "When I am king, you will be first against the wall/With your opinion which is of no consequence at all/What's that...? (I may be paranoid, but no android)..."
A partir daí então o RADIOHEAD já estava consolidado como uma das bandas mais importantes dos anos 90. E com os seus dois álbuns seguintes, KID A (2000) e AMNESIAC (2001), mesmo que em um primeiro momento não tenham tido uma boa aceitação pela crítica musical, devido a total transformação do som da banda, levando as pessoas a se perguntarem onde foram parar as guitarras e por que o vocalista da banda parece cantar de baixo d'água, como na música KID A, eles conseguiram se consolidar agora não mais como uma banda importante dos anos 90, mas sim como uma das bandas contemporâneas mais importantes do seu tempo.

1. A primeira música

CREEP




2. Uma das músicas favoritas

THE NATIONAL ANTHEM




3. Uma música que todo mundo conhece

FAKE PLASTIC TREES




4. O melhor clip

WEIRD FISHES/ARPEGGI




5. Uma música para criticar a política e sociedade

PARANOID ANDROID




6. Uma música para um momento de ódio


JUST



7. Uma música para um momento depressivo

GIVE UP THE GHOST




8. Uma música para um momento de nostalgia

PYRAMID SONG




9. Uma música para cometer um suicídio

YOU AND WHOSE ARMY?





10. Uma música que já fez parte da trilha sonora de alguma série ou filme

LUCKY (tocou no 3º epsódio da 4ª temporada da série SIX FEET UNDER)




Nenhum comentário:

Postar um comentário