terça-feira, 29 de novembro de 2011

9 Bandas (parte 5)



BLUR



Ah! Aquela banda que têm uma música assim: Woo-hoo, blá blá blá blá/ Woo-hoo, blá blá blá blá/ Woo-hoo, blá blá blá blá. Como é o nome da música mesmo? Ah! E eles também não tem um clip do leitinho lá também?
Sim! As músicas citadas anteriormente são, respectivamente: SONG #2 e COFEE AND TV. São do BLUR mesmo, mas é um grande erro resumir o trabalho de uma  das principais bandas dos anos 90 em apenas duas músicas, portanto, venho fazer justiça!
O BLUR veio somente atingir grande sucesso internacional com o lançamento do single SONG #2, do álbum homônimo BLUR (1997), mas anos antes do lançamento desse álbum eles já vinham buscando esse reconhecimento internacional, tentando conquistar o território norte-americano, assim como o OASIS, principal rival na época, que já tinha conseguido conquistar tal façanha (mesmo que o BLUR tenha surgido primeiro).
Em sua terra natal, Inglaterra, o BLUR já tinha conquistado um público cativo desde meados de 1993. Com os seus três álbuns MODERN LIFE IS RUBISH (1993), PARKLIFE (1994) e THE GREAT ESCAPE (1995), que pode ser considerada uma trilogia, devido aos temas das canções abordarem, ora com muito bom humor, traço marcante da banda, o cotidiano, costumes e comportamentos da sociedade britânica, como por exemplo na letra da música CHARMELESS MAN: "He thinks he's educated, airs those family shares/Will protect him, that we'll respect him/And when you put it all together/There's the model of a charmless man", ou ora com um ar triste e decadente, como quem vai passeando por Londres, num fim de tarde deprimente, como na letra da música THIS IS A LOW: "And into the sea goes pretty England and me/Around the Bay of Biscay and back for tea.../Sail on by with the tide and go asleep..."
eles conquistaram o público inglês, colocando como temas de duas músicas a própria Inglaterra, falando sobre fatos e situações corriqueiras, e na maior parte das vezes com muito bom humor. A partir desse grande sucesso se abriram novos espaços para outras bandas inglesas surgirem, como por exemplo o próprio OASIS, dando início ao que foi chamado movimento BRITPOP, incluindo bandas como ASH, PULP e THE VERVE.
Portanto, o BLUR foi uma banda que influênciou toda uma década, precursora de um movimento que trouxe a música inglesa de volta ao cenário musical mundial, quando o GRUNGE norte-americano dominava as rádios de todo o mundo. Então, ponto para os caras de Londres!!!


1. A primeira música

BEETLEBUM




2. Uma das músicas favoritas

TENDER




3. Uma música que todo mundo conhece


SONG #2




4. O melhor clip

COFEE AND TV




5. Um filme dentro de um clip


THE UNIVERSAL (clip feito em homenagem ao filme LARANJA MECÂNICA [1971], do diretor STANLEY KUBRICK)




6. Uma música bem humorada


TOP MAN




7. Uma música sobre como fugir do cotidiano


PARKLIFE




8. Uma música para curtir com os amigos


SUNDAY SUNDAY





9. Uma música para um momento depressivo


CARAVAN




10. Um ótimo b'side, que ao contrário do acontesse com o COLDPLAY que geralmente não tocam b'side em shows, irá tocar em shows ao vivo com certeza

POPSCENE

3 comentários:

  1. só um pokito né, rs. mas confesso que pra mim foi uma ofensa você não saber que SONG #2 era deles, uahsuhasuhas

    ResponderExcluir
  2. esse povinho alternativo e seu orgulho pelas bandas q gosta... :P no próximo vamos juntos pra ver o show como se deve uhauha

    ResponderExcluir